HUMANITAS | Faculdade de CiÊncias MÉdicas de S√£o Jos√© dos Campos - FCM/SJC

ensino

Programa Integrador

Programa Integrador

Para o alcance da imagem-objetivo do PI, seu processo de ensino-aprendizagem √© estruturado na rela√ß√£o entre os eixos: Individual, Sa√ļde Coletiva, Processo de Trabalho e da Educa√ß√£o em Sa√ļde.

 

Os eixos do PI s√£o desenvolvidos em todos os momentos; o que diferencia um PI do outro √© a complexidade decorrente das sucessivas aproxima√ß√Ķes do estudante com os cen√°rios de pr√°tica, com os problemas e situa√ß√Ķes vivenciadas, o conhecimento constru√≠do, o conhecimento da realidade das fam√≠lias e comunidades. As disciplinas dos cursos, assim como a experi√™ncia de vida, dar√£o suporte cognitivo, afetivo e psicomotor aos estudantes durante o processo ensino-aprendizagem.


O eixo da¬†Sa√ļde Individual¬†leva em considera√ß√£o a abordagem cl√≠nica contextualizada nos aspectos biopsicossocial, a rela√ß√£o profissional de sa√ļde/usu√°rio orientada pela escuta qualificada, pelo estabelecimento do v√≠nculo e da responsabiliza√ß√£o.

 

O eixo da¬†Sa√ļde Coletiva¬†considera as necessidades de sa√ļde e as¬†multidetermina√ß√Ķes na perspectiva do contexto indiv√≠duo/fam√≠lia/comunidade, ordenando as pr√°ticas profissionais pelas necessidades de sa√ļde de uma determinada popula√ß√£o.

 

O eixo do¬†Processo de Trabalho em Sa√ļde¬†visa a desenvolver compet√™ncias profissionais, orientadas por reflex√Ķes vivenciadas no cen√°rio do processo de trabalho das equipes de sa√ļde na aten√ß√£o prim√°ria e em sua rela√ß√£o com o Sistema de Sa√ļde.

 

O eixo da¬†Educa√ß√£o em Sa√ļde/educa√ß√£o ambiental¬†busca desenvolver pr√°ticas educativas, visando √†s necessidades de sa√ļde, solu√ß√Ķes para diminuir a vulnerabilidade social e ambiental na perspectiva do autocuidado e da instala√ß√£o de h√°bitos saud√°veis em indiv√≠duos/fam√≠lias/comunidades.

 

 

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 811, Putim, São José dos Campos – São Paulo

(12) 2012-6600