HUMANITAS | Faculdade de CiÊncias MÉdicas de São José dos Campos - FCM/SJC - Humanitas

EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental pode ser definida como "o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo" (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD). Pode ser entendida também como um sistema de gestão adotado por instituições públicas e privadas, que tem por objetivo promover a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental).

 

Corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais conseqüentes da atuação administrativa da empresa.

 

Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum), também conhecido como Relatório Brundtland, apresentou um novo conceito sobre desenvolvimento definindo-o como o processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Assim fica conhecido o conceito de desenvolvimento sustentável.

 

São exemplos de programas e projetos de Responsabilidade Socioambiental: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social, coleta seletiva de lixo, reciclagem, programas de coleta de esgotos e dejetos, educação ambiental, e questões que envolvem: lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilização de agrotóxicos, poluição, entre outros.

 

Na Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – Humanitas, a Responsabilidade Socioambiental é colocada em prática através da Extensão Universitária.

 

Extensão Universitária ou Acadêmica é uma ação de uma Universidade ou Faculdade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, tanto pelos docentes, quanto por estudantes.

É um conceito adotado pelas instituições de ensino superior, especialmente no Brasil. Refere-se ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em geral a sociedade à qual ela está subordinada. A idéia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social,intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares daquela instituição.

 

No Brasil, a extensão é um dos pilares do ensino superior, conjuntamente com o ensino e a pesquisa, conforme disposto na Constituição Federal. A Extensão é indissociável do ensino e da pesquisa: elas se complementam na medida em que esta fornece material para a pesquisa e campo para o ensino, mas além disto forma cidadãos.



 

Ações de extensão previstas para 2017/2018:

 

Abordagem Intensiva ao Fumante/Controle de Tabagismo


Ações Socioeducativas de Saúde Coletiva


Calourada Solidária


Participação e Apoio às Campanhas de Vacinação


Campanha do Agasalho


Campanha de Doação de Medula Óssea


Rastreamento para o Câncer de Próstata


Cursos para Gestantes


Ginástica Laboral para Colaboradores FCM/SJC - Humanitas


Visita a Horto de Plantas Medicinais


Incentivo à Prática Desportiva na FCM/SJC - Humanitas


Incentivo ao Aleitamento Materno


Multirão: Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial e da Diabetes


Campanha contra a Automedicação


Prevenção de DST e Aids

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 811, Putim, São José dos Campos – São Paulo

(12) 2012-6600