HUMANITAS | Faculdade de CiÊncias MÉdicas de São José dos Campos - FCM/SJC

a faculdade

Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade está alicerçado nos pilares fundamentais da Qualidade, segundo Donabedian (1990):

Eficácia: é a habilidade da ciência médica em oferecer melhorias na saúde e no bem-estar dos indivíduos.

Efetividade: é a relação entre o benefício real oferecido pela assistência e o resultado potencial, representado por estudos epidemiológicos e clínicos.

Eficiência: é a relação entre o benefício oferecido pela assistência médica e seu custo econômico.

Otimização: é o estabelecimento do ponto de equilíbrio relativo, em que o benefício é elevado ao máximo em relação ao seu custo econômico. É a tentativa de evitar benefícios marginais a custos inaceitáveis.

Aceitabilidade: é a adaptação dos cuidados médicos e da assistência à saúde às expectativas, desejos e valores dos pacientes e suas famílias. Este atributo é composto por 5 conceitos: acessibilidade, relação médico-paciente, amenidades, preferências do paciente quanto aos efeitos da assistência e preferências do paciente quanto aos custos da assistência.

Legitimidade: é a possibilidade de adaptar satisfatoriamente um serviço à comunidade ou à sociedade como um todo. Implica conformidade individual, satisfação e bem-estar da coletividade.

Equidade: é a determinação da adequada e justa distribuição dos serviços e benefícios para todos os membros da comunidade, população ou sociedade.

Para atender a estes pilares e manter a excelência dos serviços prestados, a Gestão da Qualidade trabalha em algumas dimensões, como Gerenciamento de Riscos, Auditorias Internas, Padronização de Protocolos, Procedimentos e Rotinas, Treinamentos, Gestão orientada por processos e acompanhamento de resultados.

 



Missão

Oferecer ensino de excelência para formar profissionais competentes e humanistas, comprometidos com as necessidades socioambientais e de saúde da população.

 

Visão

Ser referência nacional no ensino de Ciências da Saúde, com reconhecimento internacional.

 

Valores

Ética - Atender aos padrões pré-estabelecidos pelo Manual de Conduta e Ética da FCM/SJC.

Qualidade - Atender aos padrões pré-estabelecidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade da FCM/SJC, das Certificações e dos Órgão reguladores.

Humanização - Proporcionar aos estudantes, professores e funcionários o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo que envolve os aspectos emocionais e afetivos, formando assim profissionais capazes de compreender a sociedade contemporânea em suas múltiplas dimensões.

Inovação - Melhorar continuamente as metodologias de ensino e aprendizagem com aplicação de novas tecnologias ferramentas e equipamentos.

Sustentabilidade - Atuar de forma ecologicamente correta e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.

 

 


 

Política da Qualidade

"Buscar a qualidade no ensino superior, visando satisfazer as necessidades e expectativas das partes interessadas, considerando as estratégias organizacionais e proporcionando sempre a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade."

 


 

Excelência e Acreditação

A Humanitas investe constantemente em um ambiente propício à Qualidade, buscando introduzir metodologias e ferramentas que favoreçam a Cultura da Excelência e a melhoria dos processos, que aumentam o valor agregado aos alunos.
Os modelos de Acreditação Nacional validam o Sistema de Gestão instituído, que confere selo de excelência à instituição.

 


 

Programa 5S

O Programa 5S implementado na Humanitas visa desenvolver a visão associativa, incentivando a validade requerida em todas suas atividades e reduzindo o desperdício com objetivo de proporcionar a melhoria contínua na qualidade, saúde e sustentabilidade no ambiente de trabalho.

 


 

Gestão por Competência

O programa de gestão por competência define o Perfil Estruturado por Competência (PEC) de cada cargo, além de parâmetros certeiros para recrutamento e seleção, padronização na sistemática de avaliação baseada nas competências de cada cargo, estruturação do plano de desenvolvimento individual, gestão dos treinamentos e metodologia de avaliação do clima institucional.
Dessa forma, possibilita o desenvolvimento e otimização das habilidade, competências e talentos da liderança e do corpo técnico administrativo e docente.

 



Sistema de Gestão de Qualidade

A Faculdade Humanitas tem como principal objetivo basear a sua cultura da Qualidade nos alinhamentos de sua Missão, Visão e Valores, tendo como base o Sistema de Gestão da Qualidade, estruturado conforme a Norma ISO 9001:2015.
Como suporte à cultura da Qualidade, a Humanitas ainda conta com programas institucionais importantes, como a CPA – Comissão Própria de Avaliação, Programa 5S, Gestão por Competência e Ferramentas da Qualidade.

 


 

Prêmios e Certificações

- Prêmio TOP Quality: TOP OURO
- Em processo de Certificação na Norma ISO 9001:2015


Avenida Brigadeiro Faria Lima, 811, Putim, São José dos Campos – São Paulo

(12) 2012-6600