Informações Acadêmicas
Matrícula
a) Matrícula Inicial:
Ato formal de vinculação à Faculdade. Somente será deferida com a apresentação de todos os documentos exigidos no Edital do Processo Seletivo presencialmente na Secretaria Acadêmica.
b) Renovação de Matrícula:
Para manter o vínculo com o curso e a Faculdade, o estudante (ou Procurador portando Procuração registrada em cartório) deve renovar sua matrícula todos os semestres, de acordo com as datas estipuladas no Calendário Acadêmico. A não renovação da matrícula implica em abandono de curso. Para retornar à Faculdade, é necessário que o estudante faça novo processo seletivo na Instituição. As renovações não formalizadas, no prazo estipulado no Calendário Acadêmico, dão direito à Instituição de disponibilizar a vaga do referido estudante.
c) Trancamento de matrícula:
O estudante pode solicitar à Faculdade o trancamento de matrícula, através de requerimento próprio assinado pelo estudante. Esse trancamento poderá ser de até 01 (um) período letivo, podendo ser estendido a mais 01 (um) período, desde que compareça à Instituição e formalize seu pedido na Secretaria Acadêmica - SAR. Essa solicitação deverá ser requerida no prazo estipulado no Calendário Acadêmico.
d) Cancelamento:
É o ato de desligamento da Faculdade. A matrícula poderá ser cancelada nas seguintes situações:
• a pedido do interessado, através de requerimento próprio assinado pelo estudante;
• por aplicação de pena disciplinar;
• por ter ultrapassado o prazo máximo de integralização do curso;
• por falta de entrega dos documentos necessários para matrícula.
Segunda Chamada de Provas:
Poderá ser concedida uma segunda oportunidade ao estudante que deixar de comparecer às verificações de aproveitamento na data fixada. Essa segunda chamada deverá ser requerida na Secretaria Acadêmica, mediante o pagamento de uma taxa e no prazo de 72 horas após a data de realização da prova. A data da segunda chamada está prevista em Calendário Acadêmico.
Regime Especial de Estudos:
O estudante enfermo, impedido de comparecer às aulas, poderá requerer Regime Especial de Estudos, sob a forma de exercícios domiciliares, desde que encaminhe Atestado Médico à Secretaria Acadêmica no prazo de 5 dias úteis a contar do início do afastamento. Para obter o deferimento, o afastamento deverá ser superior ao período de 10 (dez) dias e não ultrapassar 30 (trinta) dias. Para fazer jus ao benefício, o discente deverá realizar as tarefas domiciliares que serão determinadas pelos professores das disciplinas em que se encontra matriculado. As tarefas estarão disponíveis na Secretaria e deverão ser cumpridas no prazo determinado pelo professor.
Obs.: Não será aceito requerimento fora do prazo.
Regime Especial de Estudos para Gestantes:
Atendimento especial para alunas que estão no final da gestação e no pós-parto. O requerimento deverá ser protocolado na Secretaria Acadêmica a partir do oitavo mês, devendo ser anexado o atestado médico, indicando a previsão do nascimento.
Dependências:
O aluno reprovado por não ter alcançado as condições mínimas de frequência ou de notas exigidas, repetirá a disciplina estando sujeito as mesmas exigências de frequência e aproveitamento. O pagamento será calculado mediante análise financeira.
As aulas das dependências poderão ser ministradas em:
1. horários especiais;
2. na turma regular (desde que não haja coincidência de disciplinas do período);
3. no horário normal das aulas, optando por trancar o período e cursar as dependências antes de dar prosseguimento à periodização regular de seu curso.
Estágio Supervisionado:
É uma das condições obrigatórias para a integralização dos cursos. As atividades de Estágio são regulamentadas para o curso e são supervisionadas pelos Coordenadores de Estágio. As informações detalhadas são fornecidas pelo Coordenador.
Colação de Grau e Expedição de Diploma:
A Colação de Grau é o ato público, formal, pelo qual o Diretor Geral confere o título de graduado ao estudante que concluiu integralmente o currículo pleno de seu curso. Para participar da Colação de Grau, o aluno deverá ter cursado a carga horária integral prevista no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), ou seja, disciplinas obrigatórias e optativas, Programa Integrador e Atividades Complementares.
A expedição é realizada pela própria Faculdade, que encaminhará o processo de registro à UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Formatura
Os representantes de turma ou das comissões de formatura deverão agendar horário com a Comissão de Colação de Grau da Faculdade, através do telefone 2101-5054, para tomar conhecimento das normas para a solenidade, como:
- Convites:
Os estudantes deverão solicitar a lista de nomes dos representantes da Direção que deverão necessariamente constar nos convites e compor a mesa na solenidade. A prova do convite –boneca – deverá ser submetida, antes da impressão final, à Comissão de Colação de Grau para verificação dos dados.
- Colação de Grau:
As datas das Colações de Grau são definidas pela Instituição. Não poderão participar dessa solenidade os estudantes que não tenham concluído todas as disciplinas, requisitos mínimos e procedimentos obrigatórios.
As empresas responsáveis pelos cerimoniais deverão entrar em contato com a Comissão de Formatura da FCM/SJC - Humanitas, para confirmar os dados do cerimonial, inclusive a lista dos alunos formandos.