Programa Integrador
O Programa Integrador (PI) da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos - FCM/SJC - Humanitas e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) inserem-se no mais amplo projeto de parceria entre a Faculdade e a Prefeitura de São José dos Campos (PSJC/SJC), através da Secretaria de Saúde (SS), a fim de contribuir para a formação integrada de profissionais da saúde e para a melhoria do Sistema de Saúde de São José dos Campos.
O PI é um dos componentes centrais da estrutura curricular do curso de Medicina, visando à indissociabilidade entre teoria e prática; à integração da Faculdade ao meio social, local e regional; bem como à integração entre esse curso e a construção da identidade profissional. Por constituir-se como eixo básico do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o PI possibilita a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Ademais, possibilita aos estudantes o desenvolvimento de competências fundamentadas em estruturas e processos mentais a partir de vivências em contextos reais de ensino-aprendizagem.
Desta forma, o PI alinha-se à diretriz curricular do curso de graduação em Medicina, a qual afirma que os estudantes, ao longo de sua formação, devem ser estimulados a construir habilidades e competências para atuar em todos os níveis de atenção à saúde.
Eixos do Programa Integrador
Para o alcance da imagem-objetivo do PI, seu processo de ensino aprendizagem está estruturado na relação entre os eixos supracitados: Saúde Individual, Saúde Coletiva, Processo de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde e Meio Ambiente.
1. O eixo da Saúde Individual leva em consideração a abordagem clínica, contextualizada no aspecto biopsicossocial, na relação profissional saúde/usuário, orientada pela escuta qualificada, pelo estabelecimento do vínculo e da responsabilização.
2. O eixo da Saúde Coletiva considera as necessidades de saúde e as multideterminações na perspectiva do contexto do indivíduo/família/comunidade, ordenando as práticas profissionais pelas necessidades de saúde de uma determinada população.
3. O eixo do Processo de Trabalho em Saúde visa a desenvolver competências profissionais orientadas por reflexões vivenciadas no cenário do processo de trabalho das equipes de saúde na Atenção Primária e sua relação com o Sistema de Saúde.
4. O eixo da Educação em Saúde/ Meio Ambiente (RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012 Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental) busca desenvolver práticas educativas, visando às necessidades de saúde e o desenvolvimento sustentável na perspectiva do autocuidado e da instalação de hábitos saudáveis em indivíduos/famílias/comunidades.